Hoje comemora-se o décimo terceiro Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995. Esta data está relacionada com o dia 23 de Abril de 1616, em que morreram três escritores de renome: Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Veja. Na realidade, os nossos vizinhos espanhóis comemoram esta ocasião desde 1930, sendo neste dia entregue o Prémio Miguel de Cervantes. Na Catalunha, a data está associada à lenda de Sant Jordi, a qual originou o costume de os homens oferecerem flores às suas amadas, enquanto elas retribuem o gesto com um livro. No ano de 1964, o Dia do Livro foi instituído oficialmente nos países de língua castelhana e portuguesa. Em 1993, foi proclamado Dia Europeu do Livro, até que, em 1995, passou a comemorar-se à escala mundial.
De facto, o livro tem um papel importantíssimo no desenvolvimento dos indivíduos, a todos os níveis. É um instrumento precioso de desenvolvimento cognitivo, de contacto com o mundo e com os conhecimentos existentes, uma fonte inesgotável de informação. Favorece o raciocínio crítico, o auto-conhecimento e o próprio relacionamento interpessoal, assim como a progressão profissional. Penso que foi uma das melhores invenções da humanidade.
Infelizmente, os níveis de literacia no nosso país estão muito abaixo da média europeia. Este motivo e o reconhecimento da importância deste tipo de competências levou o nosso Ministério da Educação a fazer uma das poucas coisas realmente acertadas que fez até agora: instituir o Plano Nacional de Leitura, com o qual concordo plenamente e que, quando bem implementado, tem nele a possibilidade de beneficiar em muito os nossos alunos e, consequentemente, a nossa sociedade.
Não vou terminar a dizer para começarem hoje a ler um livro, porque me parece um cliché. Por isso, vou propor que comecem hoje a…escrever um livro…lolol. Não se esqueçam que a vida só é realmente completa quando temos um filho, plantamos uma árvore e… escrevemos um livro (atenção, isto não é um cliché;) lol) !! Deixem um pouco do vosso conhecimento à humanidade. Eu estou a fazer a minha parte, no raio da tese que nunca mais acaba… lolol (ninguém disse que era tarefa fácil)!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário