quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vida de Estudante

Quando se fala em «vida de estudante», as pessoas em geral pensam em trajes académicos, jantares animados e bem regados, muito álcool, algumas drogas, borga quanto baste, colegas fixolas...enfim, festa! Isto intriga-me bastante, já que afinal a palavra «estudante» refere-se a uma pessoa que estuda, seja numa escola ou numa universidade, no ensino público ou privado. Não fui verificar, mas parece-me que o dicionário não fala em folias, praxes, borgas... Então porque é que uma pessoa com o mesmo estatuto que eu tem de aturar os risinhos de suposta cumplicidade e os comentários do género «Boa vida!» ou pior «Quem tivesse a tua vida!», e ainda «É a melhor época!» e «Quando começares a trabalhar, vais ver o que custa!», entre outras frases tão simpáticas quanto estúpidas... Será que as pessoas não sabem que cerca de 50% dos estudantes universitários desistem do curso, principalmente nos primeiros anos? Porque acham que isso acontecerá? Será por gostarem pouco de sair à noite, de ir jantar fora, de ter amigos, de namorar... ou será porque é mesmo difícil tirar um curso, por várias razões? Será que as pessoas não se lembram que certos cursos dão mesmo trabalho; que certos alunos nem têm tempo para dar um peido, quanto mais para se divertirem; que, ao contrário dos (coitadinhos) trabalhadores, os estudantes não têm horário e que isso não significa ausência de trabalho, mas sim trabalho a toda a hora; que os trabalhadores são recompensados pelo seu esforço com um salário ao fim do mês, enquanto que os estudantes não têm um tostão e vêem-se obrigados a andar sempre a pedinchar e, muitas vezes, simplesmente não o fazem porque não querem incomodar os pais, que já fazem sacrifícios enormes pelos estudos deles (sim, porque não sei se já se aperceberam que nem todos os estudantes são ricos...); que acontece que os alunos se vejam subjugados por sujeitos que, muitas vezes, não os respeitem minimamente enquanto pessoas e os humilham, e não se podem defender, porque se o tentarem fazer o professor terá sempre razão e a nota baixará consideravelemente; que uma parte dos estudantes foi obrigada a viajar para muito longe das suas famílias, em nome de um futuro melhor, e não têm rede de suporte social no local onde habitam? Eu poderia ter mencionado muitas outras coisas, mas parece-me que é o suficiente para as pessoas pararem um pouco para reflectir e entenderem que as suas ideias pré-concebidas nem sempre correspondem à realidade e que há pessoas a quem isto custa mesmo... Portanto, deixem-se de piadolas e acreditem que, quando um estudante diz que vai estudar, frequentemente, vai mesmo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Como se não bastasse o que escreveste ainda é uma fase de dúvidas e incertezas em relação ao futuro, que passarão com a integração na vida profissional.
Eu compeendo-te!

Unknown disse...

Ai minha amiga,como te entendo!Eu digo o mesmo todos os dias.A kem m diz:" k vida boa!",só me apetece dizer troca uma semana cmg e vês o k é trab.Lúcia P.